Ir para o conteúdo

Pare tudo que esta fazendo e vem conhecer o GitHub⚓︎

Se alguém te perguntar se você conhece o GitHub e você não souber se isso é algo para comer ou passar no cabelo, saiba que pode estar perdendo contato com uma das ferramentas mais poderosas e versáteis do mercado de trabalho atual. Tenho tanta certeza disso que aposto que você não vai nem acabar de ler este post para criar seu perfil na plataforma.

Apesar de algumas pessoas associarem o GitHub exclusivamente ao desenvolvimento de software, ele vai muito além disso. Ele é uma plataforma de colaboração, organização e compartilhamento de conhecimento. Sua utilidade se aplica a várias áreas como gestão de projetos, organização de documentos, comunicação e até o controle de versões de projetos.

Além disso, ele pode atuar como uma poderosa rede de relacionamentos no ambiente corporativo, muito mais eficiente, na minha opinião, que o LinkedIn. Como intusiasta e usuário diário, não poderia deixar você de fora desta maravilha. Sendo assim, bora explorar alguns deste pontos ao longo de deste post!

O óbvio precisa ser dito.⚓︎

Recentemente li esta newsletter1 que, basicamente, examina como a segurança psicológica e a clareza das normas impactam na eficácia de uma equipe.

Segurança psicológica se refere à segurança para expressar opiniões, arriscar e errar sem medo de consequências negativas. Neste ambiente, as pessoas se sentem à vontade para compartilhar ideias, perguntar e contribuir de forma autêntica.

Por exemplo, sabendo que suas preocupações serão valorizadas e consideradas, a equipe se sente confortável para apontar problemas, inclusive, nas propostas do lider. Esse tipo de colaboração, sem dúvida, promove inovação.

normas sociais são padrões de comportamento aceitos e seguidos pelo grupo. Elas definem o que é considerado apropriado ou esperado em termos de comportamento, interações e desempenho. Podem incluir a maneira como as reuniões são conduzidas, a pontualidade nas entregas e a qualidade das contribuições individuais.

Um exemplo poderia ser o incentivo para que todos os membros da equipe participem ativamente das reuniões de brainstorming, encorajando colaboração e a diversidade de ideias.

O estudo destaca a crescente importância destes fatores para o desempenho da equipe, e indicam que a clareza das normas na equipe tem um impacto mais significativo no desempenho e na satisfação do que a segurança psicológica.

The jump of the cat 😺

Descrever melhor as normas existentes para facilitar a compreensão do comportamento aceitável e, assim, aumentar a eficiência.

GitHub Issues e seu potencial no aumento da eficiência⚓︎

A grande pergunta aqui é como. Lindo na teoria, mas se não conseguirmos colocar em prática não tem graça. Como tirar esses conceitos do papel?

Você já deve ter advinhado que vou sugerir utilizar o GitHub como forma de facilitar o entendimento das normas a serem seguidas pela equipe. Consequentemente, ele será nossa ferramenta na luta pelo ganho de eficiência.

Mas afinal, o que é o GitHub? Bom, em resumo, ele é uma plataforma gratuita, amplamente utilizada para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software e colaboração entre equipes. Funciona como um repositório online onde podemos armazenar, compartilhar e colaborar projetos.

Mas não é só isso. Ele oferece ótimos recursos de gestão de projetos que facilitam a coordenação e comunicação entre equipes. Uma das opções mais notáveis neste ecossistema é possibilidade de abertura de tickets para documentar tarefas, relatar problemas ou propor soluções de melhorias.

Estes tickets são chamados de Issues. Guarde este nome, você ouvirá falar muito nele de agora em diante. Issues simplificam a comunicação da equipe e, principalmente, mantém um registro estruturado das normas praticadas pela equipe e das decisões tomadas ao longo do tempo.

São, sem sombra de dúvidas, grandes aliados para facilitar o entendimento das normas de que tanto falamos até aqui. A consequência você, claro, já sabe qual é.

Misturo tudo isso que foi dito até o momento com os conceitos de coleta e clareza amplamente abordados por David Allen no livro Getting Things Done.

Allen defende a importância de coletar todas as tarefas, ideias e informações em um sistema confiável, a fim de liberar a mente para um pensamento claro e criativo. Viu? Ambos os conceitos destacam a importância de se ter uma visão organizada e transparente de tarefas e padrões organizacionais.

Qual sistema confiável utilizaremos para esta coleta de informações? Sua resposta: Issues, claro! Bom aluno.

Assim, a abertura de Issues como atividade de rotina aliviará a sobrecarga mental de todos. Isso proporcionará uma compreensão bem mais clara das expectativas, eliminará ambiguidades e, consequentemente, promoverá um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Mas veja, não ganharemos apenas eficiência. Falo, por experiência própria, de um aumento na felicidade geral. Pense que um ambiente mais organizado e claro reduz o estresse e promove maior satisfação no dia a dia.

GitHub não é ferramenta apenas de desenvolvedores⚓︎

Para além da abertura de Issues, apesar de ter sido inicialmente concebido como uma plataforma para desenvolvimento de software, defendo que ele oferece uma abordagem muito flexível para qualquer tipo de trabalho gerencial.

Isso porque o processo de desenvolvimento de um software nada mais é do que a criação organizada de vários arquivos de texto, que neste contexto são chamados de código.

Como trabalho gerencial gira em torno da criação de documentos de texto, estes também podem ser gerenciados utilizando o GitHub2.

Código ou não, tudo é texto e é isso que importa.

Pergunta da prova do Enem

Uai, mais então softaware é igual a código que é igual a texto?

Responta: Sim!

Mas texto é igual a documento! Correto?

Sim

Então se trabalho com vários documentos eu também posso utilizar o GitHub para gerenciá-los, além da abertura de Issues?

Mizeravi!!

Isso é incrível. A flexibilidade da plataforma permite que grupos de diferentes áreas explorem suas funcionalidades para otimizar colaboração e gestão, independentemente do seu foco principal.

Alguns exemplo:

  • Equipes de jornalismo e redação podem usar o GitHub para colaborar na criação e revisão de matérias, além de acompanharem sugestões e edições através das Issues.
  • Servidores públicos podem usar o GitHub para colaborar na criação e revisão de editais de licitação, assim como para receber contribuições em cosultas públicas diversas3.
  • Equipes de marketing podem gerenciar campanhas e projetos, atribuindo tarefas, compartilhando materiais e mantendo um registro de discussões relevantes.
  • Até mesmo equipes de design podem aproveitar o GitHub para rastrear iterações de projetos, gerenciar feedback e manter um histórico de decisões de design.
Tome nota
\[ Software = Código = Texto = Documento \]

Mostre seu potencial para o mundo⚓︎

Para mim, uma das grandes vantagens de utilizar o GitHub é a chance de mostrar, na prática, suas habilidades. Diferente de plataformas como o LinkedIn, onde você apenas descreve suas competências e experiências, lá você pode expor seu trabalho diretamente.

Isso significa que potenciais parceiros (empregadores, clientes ou sócios) podem verificar a qualquer momento a qualidade e o nível de expertise que você possui. Cada repositório que você cria, seja para um projeto de software, um relatório ou uma pesquisa, funciona como uma vitrine do seu conhecimento.

Além disso, se você colaborar em projetos públicos estará, mais uma vez, demonstrando habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas. Isso vai muito além de uma lista de habilidades em um currículo. É uma prova concreta do que você é capaz.

Quer montar um portfólio Achou o lugar perfeito. Nele você pode criar e manter seu portfólio constantemente atualizado e acessível, algo que você não vai encontrar em outro lugar. Em vez de simplesmente dizer que participou de um projeto ou que sabe uma tecnologia, no GitHub você pode mostrar.

Isso é ou não é um grande diferencial para atrair a atenção para seus talentos e potencial de inovação?

Não tô acreditando que você ainda vai ficar de fora dessa.

Conclusão⚓︎

Bom, meu objetivo aqui não é mostrar a utilização do GitHub, porque isso podemos fazer de maneira mais detalhada no futuro. Quero apenas plantar esta ideia na sua cabeça.

Tenho certeza que você ficou bem curioso. Então sugiro que crie seu login na plataforma e dê seus primeiros passos neste novo universo.

Pesquise como incluir arquivos, como abrir Issues, como convidar colegas para participar e caso deseje ir mais além, como criar um projeto para acompanhar o andamento de todos os Issues abertos em um único lugar.

Boa jornada!

Fale conosco!

Nos esforçamos muito para garantir que todo o conteúdo deste post seja preciso e esteja livre de erros. No entanto, sabemos que eles podem acontecer, afinal, somos humanos!!! Se você encontrou algum, tem dúvidas e/ou sugestões, por favor, não hesite em entrar em contato no espaço abaixo reservado para comentários.

Caso prefira, manda um e-mail para faleconosco@meadapt.com.

Falar com você será um grande prazer.


  1. Breve resumo do artigo Psychological safety and norm clarity in software engineering teams. Tanto o artigo quanto o resumo citados analisam eficiência em equipes de engenharia de software, mas acredito que eles podem ser utilizados para equipes de uma maneira em geral. 

  2. Um bom exemplo de utilização de Issues para gestão de tickets é o documento A Reader on Data Visualization, que não é código. 

  3. Um bom exemplo são o Guia de Transparência Ativa e o Manual do Portal de Dados Abertos de Minas Gerais da Diretoria Central de Transparência Ativa da CGE/MG criados para receber propostas de redação, utilizando-se, inclusive, de sistemas de comentários nos rodapés das páginas. 

Comentários