Ir para o conteúdo

Dicas de como instalar a ferramenta de RPA Power Automate⚓︎

Se você leu nosso post 5 motivos para aprender ferramentas de automação (RPA) URGENTE, deve estar doido para instalar e começar a utilizar o Power Automate. Além disso, temos algumas dicas importantes para garantir que você aproveite 100% da ferramenta, mesmo na versão gratuita, que é excelente.

Vídeo YouTube

Passo a passo para instalar o Power Automate:⚓︎

Dica

Se você encontrar qualquer dificuldade, faça uma pergunta no espaço do post reservado para comentários, no final da página, ou nos comentários do próprio vídeo YouTube criado.

  1. Acesse a Microsoft Store: A maneira mais fácil de instalar o Power Automate no Windows é pela Microsoft Store. O processo é o mesmo tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. Na loja, procure por Power Automate e selecione a opção de instalar ou obter o aplicativo.

  2. Faça login com uma conta Outlook: Embora o Power Automate seja gratuito, você precisará de uma conta de e-mail da Microsoft. Caso ainda não tenha, o sistema solicitará que você crie uma. É um processo simples e rápido.

  3. Primeiros passos no Power Automate: Após a instalação, faça o login com sua conta. A interface inicial oferece opções de leitura e um tour pela ferramenta. Recomendo explorar o tour para se familiarizar com carinha do sistema 🙂. O local onde você criará seus fluxos de automação está no campo superior esquerto, na opção "Meus fluxos".

  4. Criação de um fluxo de teste: Clique em "Meus fluxos" para criar seu primeiro fluxo. Dê um nome a ele, como "Teste Instalação". A maioria dos fluxos envolve interação com navegadores, então uma das ações mais usadas é "Iniciar um novo Chrome". Antes de selecioná-la confira a dica abaixo.

  5. Instalação da extensão Power Automate no Chrome: Como o Chrome é bastante utilizado, é necessário instalar nele a extensão do Power Automate. Para isso, abra a loja de extenções Google Chrome. Na página de extensões, procure pela extensão Power Automate1 e instale-a. Não esqueça de ativar a extensão após instalá-la, pois ela precisa estar ativada para funcionar corretamente.

  6. Executando o fluxo de teste Com a extensão instalada, vamos configurar nosso fluxo. Ao selecionar a ação "Iniciar um novo Chrome", você deverá configurar para:

    • Abrir uma nova instância do navegador.
    • Definir https://www.google.com como a URL que o fluxo irá abrir.
    • Configurar o estado da janela (maximizado, minimizado ou normal). Sugiro maximizado.
    • Salve seu fluxo e clique em "Executar" para testar.
  7. Dica mais valiosa de todas: Lembre-se de sempre salvar seu fluxo após incluir uma nova ação.

Pronto, seu fluxo abrirá uma nova instância do Chrome na página do Google.

Conclusão⚓︎

Instalar o Power Automate é um processo simples, mas requer atenção a alguns detalhes, como ter um e-mail da Microsoft e instalar a extensão para o Chrome. Com isso, você estará pronto para criar fluxos automatizados e otimizar suas rotinas na internet.

Agora, se além de instalar você também estava aflito para criar um fluxo profissional, completo e do zero, não deixe de conferir o post Aprenda RPA com Power Automate e construa sua primeira automação do zero

Fale conosco!

Nos esforçamos muito para garantir que todo o conteúdo deste post seja preciso e esteja livre de erros. No entanto, sabemos que eles podem acontecer, afinal, somos humanos!!! Se você encontrou algum, tem dúvidas e/ou sugestões, por favor, não hesite em entrar em contato no espaço abaixo reservado para comentários.

Caso prefira, manda um e-mail para faleconosco@meadapt.com.

Falar com você será um grande prazer.


  1. Tome cuidado para não instalar a opção Legacy. 

Comentários